sábado, 15 de fevereiro de 2014

Estrela do mar :: (Asteroides) !!


Reino: Animalia.
Filo: Echinodermata.
Classe: Asteroidea.
Ordem: Valvatida.
Família:Ganeriidae.
Gênero: Fromia.
 Espécie: Fromia polypora.
 Nome cientifico da estrela do mar: Asterias rubens.
Nome em Inglês : Common Starfish.
 
Suas Descrições e Caracteristicas ::
A estrela-do-mar é um equinodermo da classe asteroidea, divididas em algumas famílias.
Como todos os caladificanicos, as estrelas–do–mar são animais marinhos. O seu corpo pode ser liso, granuloso ou com espinhos bem evidentes, apresentando cinco pontas ocas, chamadas braços. O corpo é duro e rígido, devido seu endoesqueleto, e pode ser quebrado em partes se tratado rudemente. Apesar disso, o animal consegue dobrar-se e girar os braços quando passeia ou quando seu corpo se encontra em espaços irregulares entre rochas ou outros abrigos. As estrelas–do–mar podem ter entre alguns centímetros e um metro de diâmetro (Pycnopodia). Estes animais movem-se usando a retracção e a distensão dos seus pés ambulacrários. A respiração do animal se da através de trocas gasosas pelos pés ambulacrários e sua reprodução é feita sobretudo através da regeneração, ou seja, se um dos braços desse animal for cortado pode desenvolver uma estrela do mar nova. Se a reprodução for sexuada, a estrela do mar tem um estado larvar. As estrelas do mar não possuem lanterna de Aristóteles e por isso não podem mastigar os alimentos. Para se alimentar lança o estômago pela boca, localizada em sua face oral localizada na parte inferior. É dotada de sistema digestivo completo, e o seu ânus localiza-se na parte superior; proximamente encontramos uma placa madreporita, que atua como um captador de água, necessária para o funcionamento do sistema ambulacral ou sistema hidrovascular.

Se alimenta de ::
 As estrelas-do-mar abrem com seus tentáculos as conchas de moluscos marinhos, para comê-los. também devoram caranguejos e moluscos.


Sua Reprodução::
Como a maioria dos equinodermas , as estrelas-do-mar possuem sexos separados – os ovos são lançados diretamente no mar, onde ocorre a fecundação formando então uma larva – no desenvolvimento dessa larva temos a formação de um indivíduo adulto.
equinodermas são animais exclusivamente marinhos.

A capacidade de regeneração das estrelas-do-mar é bem conhecida, qualquer fragmento do corpo que contenha uma porção de disco central, é capaz de regenerar-se, podendo esse processo levar até um ano. 

Seu Habitat e distribuição Geográfica ::

É uma espécie de estrela-do-mar capaz de se reproduzir tanto sexualmente quanto assexuadamente, por fissão do disco central. Portanto, é comum encontrar indivíduos com braços assimétricos, variando de seis a nove, e múltiplos madreporitos, de um a cinco.
A espécie possui placas adambulacrais pedicelárias cruzadas, com um dente largo projetado no final da série curvada. Os espécimes brasileiros possuem uma coloração castanho-marrom-laranja. Este asteróide é encontrado desde a região entremarés até 165 m de profundidade, estando geralmente associada a substratos rochosos.
Possui uma distribuição geográfica ampla e descontínua, em razão da marcante reprodução assexuada, que limita a capacidade de dispersão. Apresenta ventosas nos pés ambulacrais, que possuem forte poder de adesão. 
O ciclo reprodutivo é anual, com um longo período de liberação de gametas, que se inicia no inverno e se prolonga até o final da primavera. Ocupa a posição de predador de topo, possuindo papel regulador nas comunidades litorâneas de invertebrados marinhos.


Resumo::
Com a estrela-do-mar ocorre um fato estranho. Algumas espécies são capazes de regenerar-se. Se um dos braços é separado do corpo ele é substituídos, enquanto um novo organismo completo crescerá do braço isolado. Esse processo de regeneração constitui um problema para os criadores de ostras. As estrelas-do-mar comem ostras e os criadores costumavam pegar as estrelas-do-mar, parti-las ao meio e atira-las de novo à água. O resultado disso não era a eliminação das estrelas-do-mar, mas um aumento do seu número.
Há quase 2 mil espécies de estrelas-do-mar, a maioria com cinco braços idênticos. A cor do corpo varia, mas sempre é brilhante e, às vezes, luminescente. Não possui cabeça bem cauda; seu corpo consiste de duas partes: o disco central com a boca e o ânus; e os braços, que têm carreiras de pequenos pés tubulares capazes de movimenta-la. Este animal carnívoro tem um modo especial de devorar os moluscos que carregam concha. Envolve a vítima com seu corpo e abre a concha com os braços. Então introduz o estômago na concha entreaberta e come a presa. Quando a refeição acaba, o estômago da estrela-do-mar se retrai e a concha vazia, completamente limpa, é abandonada.



Dupla :: Andreza Acácio Sales e Beatriz Moreira Silva . 




Nenhum comentário:

Postar um comentário