quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

o polvo

REINO: ANIMALIA
FILO: MOLLUSCA
CLASSE: CEPHALOPODA
SUBCLASSE: COLEOIDEA
ORDEM: OCTOPODA
SUPERORDEM: OCTOPODIFORMES
NOME CIÊNTIFICO: OCTOPUS VULGARIS
NOME EM INGLÊS: OCTOPUS


CARACTERÍSTICAS: Os polvos são moluscos marinhos que possuem oito braços com fortes ventosas dispostas à volta da boca. Como o resto dos cefalópodes, o polvo tem um corpo mole, mas não tem esqueleto interno (como as lulas possuem) nem externo, como o argonauta. Como meios de defesa, o polvo possui a capacidade de largar tinta, de camuflagem (conseguida através dos cromatóforos) e autotomia de seus braços.
ALIMENTAÇÃO: alimentam-se de peixes, crustáceos e invertebrados.
REPRODUÇÃO: O órgão reprodutor do macho é um dos tentáculos. A reprodução é sexuada e inicia-se com um ritual de acasalamento que pode durar várias horas ou dias. Biólogos consideram que quando a fêmea está pronta para a fecundação ela libera um feromônio sexual, que além de atrativo, previne que o parceiro sexual as devore (o canibalismo é comum em várias espécies de polvos). A fêmea pode ser fecundada por um ou mais parceiros sexuais nesse período. Quando aceite pela fêmea, os espermatozóides do polvo macho são introduzidos, na forma de espermatóforos, através de dois braços especializados, chamados de hectocotylus. O polvo macho morre num período de alguns meses após a cópula. A fêmea, após a fecundação, pode guardar os espermatozóides por semanas até que os óvulos estejam maduros. Dependendo da espécie, a fêmea deposita os ovos fecundados num "ninho" em fileiras ou isoladamente que podem atingir até 200 000 ovos.
DISTIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: O polvo é uma espécie com uma vasta distribuição mundial, ocorrendo nas águas tropicais, subtropicais e temperadas, sendo muito comum na Península Ibérica, Mediterrâneo, Atlântico Este e águas japonesas. O Octopus vulgaris é a espécie de polvo mais comum na costa portuguesa e existe praticamente ao longo de toda a sua extensão, desde a zona intertidal (zonas rochosas) até profundidades superiores a 150 m.

HABITAT:  Os polvos vivem desde a costa até a borda da plataforma continental (200m de profundidade) em rochas, recifes de corais e jardins de algas. Com fundos de areia, cascalho e rochosos, em limites de temperatura entre 7º e 33º C.
                                                                  
                                                                   MARKSON SILVA
                                                          Escola: HERMINIO BARROSO
                                                                                             
                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário